Página Inicial
     
  Reabilitação neurológica de animal com paralisia de posteriores através de acupuntura e fisioterapia.  

 

 

 

Relato de caso:
Lilica, uma SRD (sem raça definida) de 5 anos, apresentou repentinamente dificuldade em se locomover com os membros pélvicos. Não havia histórico de queda, atropelamento ou qualquer outro tipo de trauma. Lilica foi classificada como sendo uma paciente com desordens ortopédicas de origem neurológica, pois apresentava grave diminuição da sensibilidade dos membros afetados, não respondendo satisfatoriamente aos estímulos. 

Foram realizados exames de rotina e raio-x simples, no qual não foi detectada qualquer lesão.  O diagnóstico definitivo se deu através de uma mielografia, que é um exame no qual utiliza-se contraste intramedular com o intuito de observar alterações presentes em tecidos moles, ou seja, na medula espinhal, exame este realizado no próprio hospital.

Foi encontrado um desvio importante da medula na porção final das vértebras torácicas, porém sem bloqueio da passagem do contraste. Como tratamento inicial fez-se o uso de antiinflamatórios e analgésicos, sem grandes resultados. Após 4 dias iniciamos sessões de acupuntura e fisioterapia diárias, onde notou-se uma resposta importante.

Logo na terceira sessão o animal já havia recuperado grande parte da sensibilidade nos membros e no sétimo dia de tratamento estava com mais tônus muscular o que possibilitou o início de alguns passos, mesmo com muita dificuldade ainda.

Lilica voltou para casa andando após 20 dias de tratamento intensivo. Continuou fazendo sessões semanais devido à incontinência urinária que adquiriu devido à lesão.  Três meses depois recebeu alta e hoje encontra-se praticamente normal, apenas com incontinência urinária esporádica e discreta alteração de equilíbrio com os membros que foram afetados, quase que imperceptível. Consegue correr e pular, e o mais importante: voltou a ser independente!

 
......
 
......
 
 
 
     
         
         
         
         
           
         
           
 
 
Hospital Veterinário 24 horas | (19) 3441-2827
.