Página Inicial
     
  MEU CÃO SE COÇA, POR QUÊ?  

 

 

 

Existem várias causas que podem desencadear prurido (coçeira) nos cães:

Reação alérgica a picada de pulga e ou carrapato (muito comum no verão), onde a saliva da pulga ou do carrapato após picar o animal desencadeia coceira e a simples prevenção com o uso de produtos carrapaticidas e ou pulicidas já resolvem o problema;

Reação alérgica a determinadas proteínas presentes em alguns alimentos ( Alergia Alimentar), a correção dessa doença se dá com o uso de dieta hipoalergênica;

Atopia: Trata-se de um tipo de alergia a diversos alérgenos inalantes (pólen, ácaros da poeira, poeira doméstica, etc), alérgenos de contato (produtos usados no banho, produtos para limpeza doméstica, grama de jardim, tapetes, carpete, etc). Sendo esse quadro bastante complexo e de difícil tratamento.

O prurido também pode ser provocado pela presença de ácaros que causam a escabiose canina (sarna), doença altamente contagiosa para outros animais e também para o homem.
E ainda as piodermites, ou seja infecção bacteriana superficial da pele, onde o animal pode ser alérgico aos antígenos bacterianos.

Assim sendo antes de medicar por conta própria o seu animal vale a pena levá-lo para ser examinado por um profissional capacitado para investigar as causas da coçeira e tratá-lo adequadamente conforme a causa.
Existem quadros pruriginosos em que o tratamento a ser instituído deve ser mantido por toda vida do animal.

 
......
 
......
 
   
   
   
   
         
           
 
 
Hospital Veterinário 24 horas | (19) 3441-2827
.