|
 |
|
O Hospital conta com o suporte da cardiologista veterinária que através de exames, realizados na própria clínica, como mensuração da pressão arterial, eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, holter e exames radiográficos nos ajudam a diagnosticar as principais enfermidades cardiorrespiratórias dos cães e gatos.
Mensuração da Pressão Arterial: importante em doenças como insuficiência renal crônica, endócrinas, cardiopatias, hepatopatias e oftálmicas.
Eletrocardiograma: avaliação do ritmo cardíaco, avaliação pré-anestésica.
Ecodopplercardiograma: avaliação da estrutura cardíaca, determina o inicio e o acompanhamento da terapia.
Holter: monitoração do ritmo cardíaco durante 24h, determina a gravidade das arritmias.
Cães e gatos sofrem de várias enfermidades cardio-respiratórias causadas principalmente pela idade mais avançada, por parasitas (como a dirofilariose), por trauma (atropelamentos, brigas), por um fator de predisposição racial como o Dobermann, Cocker e Boxer têm mais tendência a apresentar cardiomiopatias; Schnauzers propensos a arritmias e Poodle Toy, Yorkshire e outras raças de pequeno porte a apresentar colapso de traquéia.
Temos também as doenças cardíacas congênitas (em filhotes), as doenças valvares de tricúspide, mitral e aorta, os tumores cardíacos, as alterações de pericárdio, os que necessitam de marca passo, os problemas pulmonares como asma, pneumonia, pneumotórax, edema pulmonar, etc.
O diagnóstico precoce é muitas vezes difícil, mas essencial para uma sobrevida maior.
Temos um extenso numero de pacientes com problemas cardíacos e respiratórios, mas que tem tido uma sobrevida maior e melhor devido ao acompanhamento clinico e constantes ajustes na orientação terapêutica.
Além disso, animais que sofrerão algum tipo de cirurgia, recomendamos uma avaliação cardiológica para maior tranqüilidade em relação ao procedimento anestésico e cirúrgico, alem dos exames de sangue.
Os sintomas mais comuns de doença cardio-respiratória incluem: cansaço fácil, secreção nasal, falta de ar, língua azulada/roxa, tosse, aumento de volume abdominal, desmaio, intolerância ao exercício e outros.
|
|