Página Inicial
     
  CARDIOLOGIA  

   
O Hospital conta com o suporte da cardiologista veterinária que através de exames, realizados na própria clínica, como mensuração da pressão arterial, eletrocardiograma, ecodopplercardiograma, holter e exames radiográficos nos ajudam a diagnosticar as principais enfermidades cardiorrespiratórias dos cães e gatos.


Mensuração da Pressão Arterial: importante em doenças como insuficiência renal crônica, endócrinas, cardiopatias, hepatopatias e oftálmicas.


Eletrocardiograma: avaliação do ritmo cardíaco, avaliação pré-anestésica.


Ecodopplercardiograma: avaliação da estrutura cardíaca, determina o inicio e o acompanhamento da terapia.


Holter: monitoração do ritmo cardíaco durante 24h, determina a gravidade das arritmias.


Cães e gatos sofrem de várias enfermidades cardio-respiratórias causadas principalmente pela idade mais avançada, por parasitas (como a dirofilariose), por trauma (atropelamentos, brigas), por um fator de predisposição racial como o Dobermann, Cocker e Boxer têm mais tendência a apresentar cardiomiopatias; Schnauzers propensos a arritmias e Poodle Toy, Yorkshire e outras raças de pequeno porte a apresentar colapso de traquéia.


Temos também as doenças cardíacas congênitas (em filhotes), as doenças valvares de tricúspide, mitral e aorta, os tumores cardíacos, as alterações de pericárdio, os que necessitam de marca passo, os problemas pulmonares como asma, pneumonia, pneumotórax, edema pulmonar, etc.


O diagnóstico precoce é muitas vezes difícil, mas essencial para uma sobrevida maior.

Temos um extenso numero de pacientes com problemas cardíacos e respiratórios, mas que tem tido uma sobrevida maior e melhor devido ao acompanhamento clinico e constantes ajustes na orientação terapêutica.


Além disso, animais que sofrerão algum tipo de cirurgia, recomendamos uma avaliação cardiológica para maior tranqüilidade em relação ao procedimento anestésico e cirúrgico, alem dos exames de sangue.


Os sintomas mais comuns de doença cardio-respiratória incluem: cansaço fácil, secreção nasal, falta de ar, língua azulada/roxa, tosse, aumento de volume abdominal, desmaio, intolerância ao exercício e outros.
 
       
     
  Ecodopplercardiograma    
       
     
  Eletrocardiograma    
.....
 

 

.....
   

Matérias:

 
 
M.V. Talita Azevedo Reis
CRMV-SP: 22.389

Graduada em Medicina Veterinária pela PUC-Minas Poços de Caldas

Pós Graduada em Cardiologia de Cães e Gatos pela ANCLIVEPA-SP | AHEMBI-MORUMBI
 
Mensuração da Pressão Arterial
....

 

   
     
   
           
           
           
           
           
           
 
Hospital Veterinário 24 horas | (19) 3441-2827
.